Mãe - Feminino de amor

Mãe - Feminino de amor
Mater

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Não sinto mais "aquela" vontade...


É uma queixa super comum das consultas. Quem mais se incomoda são as mulheres mais jovens e aquelas que sentiam desejo fervoroso no início do relacionamento e, com o passar do tempo, deixam de ter vontade de ter relações com o parceiro, ou com a parceira.

Diferente do homem, a mulher demora mais para atingir um grau elevado de excitação sexual e o orgasmo não é diferente (homem é microondas e mulher fogão a lenha...já ouviram?). Mesmo porque a mulher tem maior sensibilidade no clitóris que fica um pouco "fora" na hora o sexo...exceto se houver uma adequada estimulação dessa área. Tem homens que desconhecem esse fato (ou não gostam!! Acreditem...) mas VOCÊ não poderia ficar sem saber disso né!? O triste é que muitas não conhecem o próprio corpo, por excesso de pudor, vergonha, ou mesmo falta de curiosidade.

O distúrbio da excitação sexual é o fracasso repetido na obtenção ou na manutenção da excitação sexual, podendo ter causas físicas ou psicológicas.

O desconhecimento do funcionamento dos órgãos genitais, em especial do clitóris e até problemas físicos podem causar o distúrbio da excitação sexual. Fatores psicológicos, como os conflitos conjugais, a depressão e situações estressantes, também são causas muito comuns para o surgimento deste distúrbio.

Outras causas físicas do distúrbio da excitação sexual são a menopausa (pela falta dos hormônios ovarianos), o hipotiroidismo, a anatomia vaginal anormal devida ao câncer, à uma cirurgia ou à radioterapia, a perda da sensibilidade devida ao alcoolismo, o diabetes ou certos distúrbios do sistema nervoso como a esclerose múltipla e o uso de drogas para o tratamento da ansiedade, da depressão ou da hipertensão arterial.

O aconselhamento profissional freqüentemente é benéfico, assim como a técnica centrada nas sensações ou os exercícios de Kegel que fortalecem os músculos pélvicos e podem ajudar a mulher a sentir mais prazer.

Sinto que muitas mulheres...até a maioria, não se convencem que o problema está na "cuca" ou mesmo na forma errada, rápida e desajeitada do(a) parceiro(a) estimular sexualmente a mulher.

Um bom diálogo, preliminares mais elaboradas e o "desestress" são essenciais!

Boa noite e pensem nisso...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Corrimento, tenho desde sempre...

Bem...já é noite! Estou bem cansada do plantão de ontem e do dia de trabalho de hoje, mas fiquei pensando no cometa enquanto estava rumo a São Paulo: Corrimento...sim corrimento! A queixa mais comum o dia-a-dia do ginecologista.
Outra encrenca que a maioria das mulheres consideram um tormento e que muitas vezes está presente de forma fisiológica na vagina.
Vamos lá.
Desconfie de corrimentos que vêm acompanhados de : ardência vulvar, coceira, cheiro de peixe podre (acredite...é assim mesmo), ou muito ruim como pus. Muitas vezes esses sintomas pioram após relação sexual, ou em períodos próximos à menstruação.
Já é possível que você esteja apenas com um conteúdo vaginal pouco mais aumentado...simplesmente. Nem sempre se trata de corrimento "doença", ou seja, nem sempre exige tratamento.
Hã? Como assim...?
A vagina é um local naturalmente úmido, repleto de bons soldados chamados lactobacilos (leite fermentado, iogurtes...) que fazem proteção natural da vagina e mantém a vagina com um ph ácido e que junto ao muco do colo uterino, células descamadas das paredes vaginais, secreção de glândulas vaginais compõem o tal conteúdo vaginal. Essas coisas todas conferem a esse fluido uma característica leitosa ou um pouco acastanhada, podendo ficar amarelado também, odor que lembra leite ou iogurte, aumenta dependendo do estresse, ciclo menstrual, excitação sexual, alguns alimentos, calor...etc.
Você não é suja por isso, pense como um acontecimento normal do seu corpo, uai... como a saliva na boca, que ora abundante ora mais seca.
E se você acha que se lavando o tempo todo melhora: doce ilusão...pois saiba que piora. Pois você estará massacrando a sua proteção natural do ambiente vaginal (lembram-se dos lactobacilos?? (verdadeiros soldados).
Pode melhorar se você não usar roupas muito apertadas e por tempo prolongado, evitar usas absorventes com cheiro e coloridos bem como papel higiênico com essas características, usar sabonetes íntimos (alguns tá!?), evitar laxantes e uso abusivo de antibióticos, ingerir iogurtes também é muito bom, além de ser uma diliça!
Vamos agora para o outro lado a história...
Vulvovaginites e vaginoses são mais frequentes em quem usa esteróides, muito absorvente íntimo, diabéticas, relação anal seguida de vaginal sem proteção adequada, DIU mal indicado também, biquinis úmidos por muito tempo...etc.

Enfim, temos corrimentos que merecem atenção e tratamento outros são perfeitamente naturais. Basta observar e dar o devido valor quando necessário, se não é o caso...relaxa pois quando você entrar na menopausa (ahh...a menopausa...) vai sentir saudades do tempo que você tinha a vagina mais úmida...

Um grande beijo! E boa noite!!!

sábado, 24 de abril de 2010

Ah...eu tenho cisto no ovário...




Jura??
Eu também!
Gente...de uma vez por todas: nem tudo que aparece ao ultrassom que seja redondinho e escuro é cisto!!! Geralmente é imagem folicular, o que é perfeitamente normal, fisiológico! Vocês não são obrigadas a saber disso, mas devo informá-las que reflete o funcionamento ovariano. Dependendo da época de realização do ultrassom, pode aparecer 1...2...3...uma vez maior, outra menores...somem e surgem novos...por vezes, eles dão problemas: juntam sangue em seu interior (cisto hemorrágico...com debris em seu interior) e podem romper, dando uma dor brusca que levam as mulheres a buscar hospital. Podemos (nós médicos) fazer confusão com apendicite, gravidez ectópica etc... Se os cistos surgem muitos, em especial na periferia do ovário, se fazem com que aumentem o volume normal dos ovários e se vêm junto de outros transtornos...hmm...aí sim: Doença dos ovários policísticos ou SOP.
Pode surgir obesidade, principalmente aquela típica masculina: pernas mais finas e gordura acumulada no rosto, pescoço e tronco, diabetes ou "pré-diabetes", anovulação que leva à esterilidade, acne, aumento de pêlos etc...nem sempre vem tudo junto.
O tratamento depende muito do que a mulher espera...se ela quer engravidar, ou não...apenas tratar essa "tranqueira" toda.
Têm também os cistos com conteúdo denso...pode ser endometrioma (não é câncer). Se causam desajustes como dores intensas perimenstruais, dores anais, infertilidade...devem ser tratados, muitas vezes cirurgicamente.
Outra coisa...bem mais séria, são os cistos complexos (que podem ser câncer). Eles vêm com septações grosseiras em seu interior, conteúdo sólido, vegetações, são de volume bem aumentado, pode ter junto ascite (acúmulo de líquido dentro do abdomen), acompanham muitas vezes emagrecimento, perda de apetite e NÃO são causados pelo uso prolongado de anticoncepcionais orais (ao contrário: esses danadinhos ajudam a evitar o câncer de ovário).
O diagnóstico definitivo de câncer ovariano é feito através de cirurgia! Então, se você ou alguém que conhece está aflita pois acha que o médico está enrolando...não é bem assim: é mesmo necessário fazer a cirurgia para ter certeza. E nesses casos é muito importante a certeza, já que pode se tratar de uma doença tão séria...

Então, resumo da ópera...mais cautela com a importância que vocês dão ao famoso e unânime "cisto".

Beijos!!!

Ó dúvida cruel...

MAMÃE

Gestação não é doença! É um estado fisiológico em que a mulher, ao longo dos seus 9 meses, sentirá muitas mudanças físicas e emocionais. Você vai se sentir enjoada por vezes, especialmente pela manhã do início da gestação. Melhora aproximadamente na décima quarta semana. Talvez os alimentos mudem um pouco ao seu paladar e a saliva fica mais abundante também.

Aumento da vontade de fazer xixi, piora das azias e das evacuações fazem parte também dessa sua nova fase! Sabe o que vai te fazer sentir melhor? Aumentar a ingesta de verduras, legumes e água; fracionar sua alimentação em 5 a 6 vezes ao dia ao invés de 3 (isso não significa empanturrar-se de comida: não esqueça ganho excessivo de peso vai te prejudicar durante e depois da gestação, assim como desenvolvimento de algumas doenças que necessitarão um controle muito mais rigoroso...); evitar ingesta de líquidos em grande quantidade durante as refeições e principalmente evitar deitar-se logo em seguida, o ideal é aguardar 1 hora para dar a sua descansada.

Nada de ficar muito parada! Nem sentada, nem deitada nem em pé!!! A circulação da grávida fica como um todo prejudicada o que aumentam riscos de varizes, tromboses, hemorróidas, dores nos quadris, pernas e em baixo ventre também. Caminhada e hidroginástica (ou natação) são as melhores opções para a mamãe que deseja manter a forma com saúde ou manter a saúde com boa forma.

Álcool, cigarro, drogas...são clássicos inimigos da gestante e do bebê. Isso não mudou nem mudará! Portanto, mamãe que bebe, mesmo que socialmente: pare! Drogas então...nem vamos comentar! Às mamães que fumam, o ideal é parar por completo! Se não consegue de forma alguma, o melhor é reduzir a um máximo de 4 a 5 cigarros ao dia. Vale a pena, serão muitos menos problemas pela frente, acredite!Saia, dance, divirta-se, tome sol adequadamente...afinal como já discutimos antes a gestante não é uma doente! Cuidado apenas, especialmente no final da gestação, com as “barrigadas” (lugares muito cheios, andar de moto nem pensar, pular feito uma cabritinha, exercícios físicos muito pesados...).

Os incômodos e cólicas devem aumentar com o findar da gravidez. O útero aumenta muito de volume e o seu bebezinho também, isso por às vezes dói! Nessa fase, deite-se do lado esquerdo (melhora o fluxo sanguíneo placentário e seu bebê agradece além de melhorar o desconforto para respirar). Os movimentos do bebê iniciam aproximadamente na décima sexta a décima oitava semana (quase 5 meses de gestação), quando chegarem no 7 ou 8 meses ele vai estar dando verdadeiras cotoveladas e chutes dentro de você.

A bolsa deve romper, mais comumente, por volta dos 7-8 centímetros de dilatação...ou seja, depois de instalado o trabalho de parto. E se romper ante?? Vá ao hospital pois é necessária a internação! Dor incômoda mas não de 5/5 minutos, perda de muco (tipo catarro grosso) e barriga baixa não são sinais de trabalho de parto...mas que ele está próximo...ahh...isso está! Bebê que não se mexe, sangramento vaginal em quantidade moderada, perda de líquido que escorre pelas pernas, dor em cólica forte de 5/5 minutos...vá ao hospital e leve um docinho para o obstetra...pois vai nascer o seu bebê...Ah, e calma...se você é mãe de primeira vai a dica: o trabalho de parto dá trabalho mesmo...pode durar até 12-14 horas! Não é como a novela...a mulher perde líquido e atrás já vem o bebê feliz e radiante...sem dor, sem cortinho...na novela é tudo muito lindo...e IRREAL!

Se chegar a 40 semanas...legal, são os 9 meses...dá para ir até 41 semanas, com mais vigilância, com mais observação por parte da mãe e do obstetra. Não passou dos nove meses! Não passou do tempo tá?

Meninas, bom final de semana!