Mãe - Feminino de amor

Mãe - Feminino de amor
Mater

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um beijo para...


...quem está acompanhando meu blog, recebi mensagens de carinho pelo orkut, especialmente aos meninos (sempre me surpreendendo...rs)
OBRIGADA!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dica da semana: Para quem malha ou quem quer deixar de lado tanta gordura da alimentação.

Toda semana vou dar dicas de saúde, beleza...

Hoje estive pensando no quanto melhorei minha saúde emu físico...treino melhor, meu intestino e pele melhoraram...MUDEI COMPLETAMENTE MINHA ALIMENTAÇÃO!
Não precisa ser tão drástica assim né...mas vai a dica:

-Tomo todos os dias coalhada ou iogurte desnatado (marca: matilat, barato e delícia!), melhora flora intestinal e vaginal além de dar uma enganada qdo estamos com "aquela" vontade de comer doce (mas vai lá...não é a mesma coisa...mas vale o sacrifício)
-Substitui maionese por cream cheese, especialmente os creme de ricota ou mesmo o cottage, mais caro, mas tbm muito gostoso e super saudável...protéico!!
-Carne eu como praticamente 3: mignon, peito de frango ou atum (salmão tbm)...carnes mais caras!...então vai a dica..rs: para diminuir um pouquinho a quntidade de gordura de outros tipos de carne, antes de grelhar, dê uma "cozinhada" para tirar o excesso de gordura (você vai observar o tanto de gordura boiando na água) com um caldo de carne de preferência os caldos light, depois grelhe. Fica muito bom.
-Quando for fazer omelete...se você usa 3 ou mais ovos, para não comer tanta gema: use as claras mas deixe de lado algumas gemas, mas inclua pelo menos uma para não ficar um omelete intragável. Menos colesterol na sua refeição.

É isso...não sou nutricionista hein...minha irmã é! Rs...desculpa me meter assim, mas como notei muita melhora, quero compartilhar com vocês essa maravilha que foi no meu dia-a-dia.
E vamos na academia!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

DRENAGEM LINFÁTICA...ROLO COMPRESSOR!


Meninas e meninos,

DRENAGEM LINFÁTICA PROVAVELMENTE É MINHA NOVA PAIXÃO!

É...geralmente faço a sessão após um plantão daqueles...relaxa, é delicioso, apesar de por vezes ser vigoroso a ponto de incomodar...mas ainda assim, é divino!
Se você tem preconceito com essa técnica, saiba que ela traz inúmeros benefícios para seu físico e mesmo para a saúde, mas tal qual a acupuntura, deve ser realizada por alguém com estudo para isso, afinal, não simplesmente uma massagenzinha inocente. Ela pode ser muito mais que isso.

Faço 1 vez por semana com uma graça de menina chamada Fernanda (se alguém quiser eu dou o telefone dela, inclusive ela tbm faz auriculoacupuntura, é personal trainer e de corrida...essa trabalha!). A drenagem dela é otima!

Além de praticar atividades físicas, beber água e manter uma dieta balanceada, com pouco sal, um dos métodos mais recomendados que pode ser usado para amenizar o inchaço durante a gravidez, e contribuir para o bom funcionamento do sistema circulatório, é a drenagem linfática.
Mas, apesar de parecer uma ótima solução para aliviar o chamado “peso” extra nas pernas, por exemplo, não são todas as grávidas que podem fazer e não é autorizado em qualquer período da gestação – cada tipo de gravidez é um caso. A palavra-chave em questão é CAUTELA e, independente de qualquer recomendação, é essencial que a gestante converse com seu obstetra e só tente o tratamento depois do aval dele. Lembre-se: durante a gravidez, todo cuidado é pouco. Alguns problemas de saúde exige infelizmente que a gestante seja contra-indicada a realização da drenagem: cardiopatas, hipertensas severas, algumas doenças hematológicas, câncer...
Uma drenagem linfática mal feita pode induzir o parto, se realizada a partir dos seis meses, ou favorecer um aborto, se feita até os três.
Ah...vale ressaltar que a área da barriga não deve ser massageada, ok?

Vamos nos cuidar, o nosso corpo é nosso templo!!!!

Acupuntura e aurículoacupuntura: Essas sementinhas e agulhas são varinhas mágicas!


A dica de hoje é a acupuntura.
A acupuntura auricular ou auriculoterapia, permite tratar diversas doenças e distúrbios, através da manipulação e aplicação de agulhas auriculares e sistêmicas, sementes, esferas, procedimento de sangria e moxabustão nas orelhas.
Cada ponto da orelha está diretamente relacionado com os orgãos do nosso corpo, quando esses orgãos estão funcionando de forma deficiente, é possível detectar na orelha e através da terapia melhorar ou eliminar dores. A acupuntura pode ser utilizada tanto para a cura de doenças, como para prevenção.

A acupuntura auricular ou auriculoterapia, permite tratar diversas doenças e distúrbios, através da manipulação e aplicação de agulhas auriculares e sistêmicas, sementes, esferas, procedimento de sangria e moxabustão nas orelhas. Cada ponto da orelha está diretamente relacionado com os orgãos do nosso corpo, quando esses orgãos estão funcionando de forma deficiente, é possível detectar na orelha e através da terapia melhorar ou eliminar dores. A acupuntura pode ser utilizada tanto para a cura de doenças, como para prevenção.

Este trecho peguei do site Crescer:
A acupuntura é usada, cada dia mais, como medicina complementar. E as grávidas podem, sim, se beneficiar dessa prática. Um estudo recente divulgado no 30o encontro anual da Sociedade de Medicina Materno-Fetal, em Chicago (EUA), revelou que a acupuntura pode ser eficaz também para reduzir os sintomas de depressão durante a gravidez.

A pesquisa foi realizada com 150 gestantes com diagnóstico de depressão. Divididas em três grupos, algumas receberam tratamento específico para depressão, outras, massagens, e o restante, acupuntura normal. O resultado mostrou 63% das mulheres tratadas com acupuntura específica mostraram melhora dos sintomas da depressão, enquanto a técnica tradicional ajudou cerca de 37,5%.

Mas os benefícios podem ir além. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) revelaram que a aplicação das agulhas pode amenizar a azia, um desconforto comum a muitas gestantes. Durante oito semanas, 36 grávidas entre a 15a e 30a semana de gestação foram analisadas. O resultado mostrou que o grupo escolhido para fazer a acupuntura reduziu em 75% a intensidade da azia, contra 44% das mulheres que fizeram tratamento convencional para o problema. Outros benefícios foram a melhora da qualidade do sono e a diminuição do uso de antiácidos.

“No primeiro trimestre, a indicação é para enjoos, vômitos e dores de cabeça. No fim da gestação, para as dores lombares”, diz Soubhi Kahhale, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz. Outro auxílio da terapia são para a redução de inchaços e ansiedade, comuns da mãe principalmente quando a hora do parto está chegando. Além disso, a acupuntura melhora a circulação e relaxa a musculatura.

Segundo Hildebrando Sabato, clínico geral, acupunturista e presidente da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura, a tradicional terapia chinesa é indicada durante os nove meses de gestação. “É uma terapia que não afeta o bebê, mas há pontos proibidos, que podem provocar contração uterina e antecipar o parto”, diz. A eletroacupuntura, em que são usados aparelhos elétricos para potencializar o efeito do procedimento, também está vetada na gravidez.


MINHA MÃE ESTÁ FAZENDO A ACUPUNTURA AURICULAR APÓS BASTANTE TEMPO DE DORES INTENSAS DEVIDO À HÉRNIA DE DISCO! HOJE ELA ESTÁ OUTRA PESSOA...O ALERTA VEI QUANDO CHEGUEI EM CASA E ELA ESTAVA CHORANDO DE DOR...AQUILO CORTOU MEU CORAÇÃO, ESPECIALMENTE PELO FATO DE MINHA MAMÃEZINHA QUE AMO SER UMA PESSOA SUPER ATIVA.
ELA SENTIU MELHORA BRUSCA NA SEGUNDA SEMANA DE ACUPUNTURA.
ACONSELHEI-A A BUSCAR ALTERNATIVA NO TRATAMENTO PELA MEDICINA CHINESA.
APENAS CUIDADO AO BUSCAR O PROFISSIONAL, NÃO PRECISA SER NECESSARIAMENTE MÉDICO, MAS ALGUÉM COM INDICAÇÃO E ESTUDO PARA ISSO.

BJS A TODAS, E ESPERO QUE CONSIGAM SEMPRE MELHORIAS NO FÍSICO E MENTE!

sábado, 15 de maio de 2010

Nódulo de mama? Mas afinal...é câncer??


Nem tudo que reluz é ouro...aliás, quase nada que reluz é ouro. O mesmo vale para os nódulos de mama.
Em geral se trata do fibroadenoma, o tumor benigno da mama, mais frequente, e costuma aparecer em mulheres jovens, entre os 15 e os 30 anos. Evolui de forma variável; pode crescer, estabilizar ou diminuir.
Ele é firme, meio elástico, móvel, podendo ser pequeninos ou grandes a ponto de destacar na mama, especialmente nas pequenas. Pode ser doloroso, em geral no período perimenstrual.
Para melhor esclarecimento, o ideal é submeter a paciente a ultrassonografia, quando se trata de jovens e mamografia nas mulheres mais velhas que têm as mamas lipossubstituidas (gordura>glândula mamária). Dependendo do caso, quando antecedentes familiares de câncer de mama (mãe, irmã e parentes próximas que tiveram câncer de mama com menos de 45 anos principalmente), ou se tem aspecto irregular... é prudente realizar também uma punção por agulha para avaliar se há ou não a presença de atipias (alterações celulares que nos fazem torcer o nariz...). Mas, o fibroadenoma por si só, não é fator de risco para câncer de mama...portanto, sem neuras tá?! Tá incomodando? Cresceu?Tira o bichinho daí!
Dá também apenas para fazer seguimento anual com ultrassonografia, que normalmente vai mostrar que o nódulo ou os nódulos mantém-se praticamente inalterados.

...e assim, viva feliz com suas mamas firmes com ou sem nódulos!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Vamos falar de PÍLULA?

Você já deve ter usado ou conhecido inúmeras mulheres que tomam ou tomaram pílula...pois é! Ela é a "queridinha" da maioria (mas têm aquelas que preferem coito interrompido...aff).
Se você é daquelas bem conscientes mesmo, usam a pílula mais o preservativo.

Mas, falemos apenas da pílula por hora...

A maioria são compostas de um estrogênio (sempre etinilestradiol) e um progestágeno (desogestrel, gestodeno, levonorgestrel...). Quanto a quantidade de estrogênio têm as de muito baixa dosagem (15mcg) , baixa dosagem (20-30 mcg), média dosagem (35 mcg) e alta dosagem (em desuso absoluto! E desnecessário). Mas nem todas vão se favorecer com as de muito baixa dosagem. Isso porque elas, apesar de bem baixa dosagem de estrogênio, podem dar efeitos colaterais como escapes ou spots, são sangramentos intermenstruais, que diminuem se você tomar a pilula o mais corretamente possível. Ela é melhor indicada naquelas mulheres com efeitos colaterais "floridos" como dores de cabeça, grande inchaço, dor mamária...mas lembre-se: não é milagre! Ela pode reduzir esses efeitos indesejáveis,mas não deixará de estaro ingerindo um estrogênio...o que quero dizer é que pode ser que você não se adapte a ela também. Mas, pensamento positivo e tente tomar certinho!

Outra dica, procure tomá-la a noite, de preferência próximo a alguma alimentação.

O desejo sexual pode ser influenciado de forma positiva ou negativa. Muitas, por se sentirem mais livres para ter relações sexuais acham que ficam com mais "fogo", outras não...hormonalmente sentem-se com menor libido...vai entender!? Nós não somos máquinas mesmo...cada uma responde de uma forma.

Saindo do campo estrogênico, tem o outro componente da pílula: o progestágeno.

São algumas opções, cada uma com uma finalidade. A ciproterona (famosinha...) é usada MUITO para tratar pele (diminui oleosidade, pêlos, acne...), tem uma forte ação antandrogênica, ou seja, vão contra os hormônios masculinos e transformam um kiwi em pêssego...rs...calma lá, nem tanto!
O gestodeno, muitíssimo comum, tem benefícios também, observa-se menos inchaço, menor oscilação de peso e náuseas. O desogestrel também tem ação antiandrogênica, trata a pele muito bem e apresenta mais chances de manter o peso da paciente do que a ciproterona. O levonorgestrel é uma boa quando a paciente sente diminuição drástica do desejo sexual,uma vez que esse progestágeno tem ação androgênica, assim sendo, podem também aumentar pêlos, aumentar acne e a oleosidade da pele. Drospirenona está na "crista da onda" (haha...essa é palavreado de idoso...) e promete diminuir o inchaço, a TPM... temos outros progestágenos também, mas os mais comuns foram citados acima.

Verdade seja dita: as pílulas em geral trazem benefícios! Diminuem sintomas da TPM, diminuem o fluxo menstrual, cólicas idem...quando bem indicadas, na dose certa...

Muitas vezes você não se adapta de primeira (de segunda...de terceira...) mas em geral, você acaba se encaixando com alguma.

Dicas, dicas...:

-Não tome a mesma que a da vizinha;
-Não passe de 10-12 horas de tomada entre uma pílula e outra;
-Esqueceu? Puxa vida não? Use preservativo por 1 semana...pelo menos. Se vomitou ou teve diarréia dentro das 2 primeiras horas de tomada do comprimido, também...
-Se você nunca se lembra: Procure um gineco e você deverá usar outro método!
-Cuidado com mitos que o "povo" fala para você: tem que dar pausa a cada 6 meses (nãoé verdade! Ao contrário, melhor manter o uso, menor chance de engravidar, protege contra câncer de ovário, menos risco de tromboses...);
-Tomar pílula definitivamente NÃO diminui chances de engravidar depois de parar a pílula...independente do tempo que você tomou. Se você está demorando muito (mais de 2 anos), provavelmente você ou seu parceiro já deveriam ter dificuldades para engravidar.
-A primeira cartela que você tomar (VÁLIDA PARA AS PÍLULAS COM 21 COMPRIMIDOS): primeira pilula no primeiro dia da menstruação, segue os dias da semana por 21 dias (21 comprimidos). Após isso, dar uma pausa de 7 dias (onde você irá menstruar, pode ser em qualquer dia da pausa!!!) e iniciar nova cartela no oitavo dia da pausa, independente de ter ou não acabado sua menstruação. A partir disso, segue o ciclo (toma 21, pára 7 e volta no oitavo dia, e assim por diante...). Se são 24 comprimidos, irá tomar 24 dias, pára 4 e volta no quinto (tudo para simular um ciclo menstrual de 28 dias). Têm também a pílula contínua, que geralmente diminui ainda mais o fluxo menstrual...show de bola!
Hmm....será que falei de tudo o que eu queria? Se dúvidas, perguntem meninas (os)...