Mãe - Feminino de amor

Mãe - Feminino de amor
Mater

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ultrassom obstétrico


Mamães!
Ultrassom é mesmo uma maravilha que conseguimos conquistar. Mas não é o milagre dos pães hein...eles conseguem ver o sexo sim (aliás o médico através do ultrassom, vou chamá-lo de USG tá?), mas ele tem mais e muto mais para fazer...o sexo é quase que apenas importante para os pais, mas para nós, quase um detalhe...nos preocupamos com formação fetal, quantidade de líquido amniótico, placenta, bláblá...
Fundamenta um 1º USG entre 11-13 semanas e 6 dias, para avaliar bem translucência nucal (marcador este não só de problemas nos cromossomos do feto mas também de malformações cardíacas, esqueléticas...), bom avaliador da idade gestacional, número de fetos...
Um outro importante é o entre 20-24 semanas, o tal "morfológico". O feto está já grandinho, bom para avaliar cérebro, abdomen...ou seja a formação dos órgãos. Não é ainda tão bam-bam-bam para coração, mas pode-se avaliar com 26 semanas, aproximadamente. O doppler é comumente realizado também, especialmente se a mulher em mais de 35 anos, tem problemas de saúde como Lúpus, hipertensão arterial, pré-eclâmpsia...

Fazer USG toda semana é bobagem...sem a menor necessidade tá? E lembrem-se, sexo é legal saber sim, claro...mas o mais importante é a integridade do seu bebê.


Bjs a todas as mamães, nosso bem maior!

Coisas que alguns precisam entender.

Noto que, ao entrarem para consulta, algumas pacientes pedem exames, medicamentos...sem ao menos saber o porque, sem saber para diagnosticar o que...claro, não estudaram para isso afinal...
Quando eu vou contratar uma pessoa para consertar meu computador, ou quando treino com meu personal, não fico brigando, tampouco querendo saber da fiosiopatologia do treco Acho mesmo que devo ter informações básicas para o meu entendimento, porém não acho que cabe a mim informações que acredito ser função do tal profissional saber. Mesmo porque ele estudou para aquilo, logo respeitarei seus anos (meses) de estudo e formação e questionar simplesmente o básico.

Pedem, por vezes, absurdos:
-Mães pedindo mamografia para meninas de 12 anos;
-USG transvaginal em histerectomizadas, para ver se "está tudo bem" (impossível um exame ver se "está tudo bem");
-Adoram exames hormonais sem necessidade alguma;
-Pacients obesas pedem anoréxicos, achando que já fizeram de tudo e não conseguem emagrecer (mas continuam comendo o frango a passarinho, acabam com uma caixa de bis numa sentada em frente a TV...);
-Insistem em inúmeros ultrassons de mama por sentir uma "fisgadinha" mês sim, mês não;

Eu falo isso de boca cheia, pois informo muito as pacientes que passam comigo, e me frustra pois, mesmo após essas explicações, saliva gasta...elas continuam com um cabresto que não entendo porque. Fica difícil clinicar dessa forma. Parece que tudo que expliquei, inclusive em termos médicos, desenhos e tal, querem discutir coisas as quais não entendem "bulhufas" como se estivessem numa conferência médica e pior, sempre buscando um viés, meio na defensiva...rs

Entendam apenas como um desabafo...

Nesse tópico tomei as dores do meu personal também, o Bruninho "X", pois noto muitos questionamentos bastante inconvenientes nas condutas desse tipo de profissional.

Bjs!!!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sabonetes íntimos, pret-a-porter no mundo Ginecológico!


Oi, tudo bem?

Esses sabonetes, muitas vezes, parecem para mim um tipo de superstição do tipo “sementinhas de romã na carteira”...você não acredita muito, também não duvida, mas por fim usa!

Vale aqui explicar o por que do uso dos sabonetes íntimos e quais outros cuidados a saber.

Primeiramente, os tais sabonetes citados agem externamente, portanto não modifica a condição dos corrimentos! Se você está com aquele corrimento exdrúxulo, ricotento, parece uma peixaria de Mongaguá (se você é de Sorocaba já foi!!), nuances esmeralda de tão verdolengo...aí tem que tratar, amiga! Não vai adiantar somente "benzer" sua vizinha ao sul.

Eles têm um ph ácido devido ao ácido láctico, que é o mesmo ph vaginal, prometem manter um ambiente semelhante ao mais natural possível com menores chances de adquirir infecções e pruridos. Porém o sabonete deve ser usado apenas na parte externa genital, a vulva. Ducha vaginal, por sorte, está cada vez menos na moda. A ducha antigamente era feita com duchinha durante o banho ou no famoso bidê. Engana-se quem pensa que quanto mais lavar melhor...nada disso! Se você tiver um excesso de higiene, tirará a proteção natural da vagina, e lá se vão os lactobacilos (isso mesmo...do iogurte e outros produtos de leite fermentado), verdadeiros soldados que mantém o tal do ph ideal para evitar bactérias oportunistas e outros “bichos” impertinentes que dão corrimentos e odores desagradáveis! Então, após ler essa matéria, tomem um iogurte, coalhada, ou um leite fermentado tão gostoso...fará bem para a flora intestinal e vaginal (além de fazer bem para a pele, substituir aquele doce que você está evitando...).

Cuidados extras devem ser tomados, como por exemplo, higienizar com ducha ou lenço umedecido (com água!) após evacuar, pois as fezes podem entrar em contato muito mais facilmente com o genital feminino pela sua proximidade...diferente dos homens. Limpar-se sempre da frente para trás (vemos muitas meninas tendo inúmeras infecções de urina achando que é algum problema mais grave, quando na verdade é mais simples do que pensam).

Esses sabonetes, além de levemente ácidos são também hipoalergênicos, o que diminui a ocorrência daquelas coceiras infernais! Se você optar por usar um sabonete em barra, que seja neutro, nada de usar sabonete com fragrância de chiclete, piña colada, lírio com maracujá, cheddar com bacon, etc...e não passe diretamente na vulva.

Por fim, particularmente eu aprovo o uso dos sabonetes íntimos (muitos não aconselham...outros partilham da mesma opinião minha), porém mais importante do que isso é ter uma higiene adequada, nem demais nem menos. Alimentar-se bem (SEMPRE), para melhorar a imunidade, evitar uso prolongado de biquínis molhados, calcinhas sintéticas muito apertadas. Ficou o dia todo de calça jeans agarrada? Chegue em casa, tome aquele banho gostoso (com ou sem seu sabonete íntimo), e use calcinha de algodão bem folgadinha (mas não deixe o namorado ver...rs) ou mesmo durma sem calcinha.