Mãe - Feminino de amor

Mãe - Feminino de amor
Mater

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Winds of change

Mulheres...paciência! Para você que está uma perfeita "gestonta" (rs...brincadeirinha) e se transformando numa massa de pão-de-ló...aqui vai um post elucidativo.
O corpo muda MESMO! Não tem jeito...o que pode te fazer melhor é uma mágica que vou revelar aqui...: ginástica, beber água aos baldes e boa alimentação... Comer por dois é desculpa muito das esfarrapadas, isso não existe!
Aumento de peso saudável está entre 8-12...13 kgs, no máximo! Além disso é banha e/ou inchaço. Se quiser ganhar uma fissura anal (acho esse termo "uó"), beba pouca água e nada de fibra, pois devo dizer que na gravidez o intestino fica mais lento. Hormônios...estrogênio e a progesterona são as grandes responsáveis, inclusive pelas azias e afins (progesterona... pró-gestação). Mamas grandes, um certo inchacinho, especialmente ao final da gravidez é normal! Não queira se matar por conta disso! Mas saber que você estará talvez menos sexy faz parte do jogo. Agora quase tudo ficará voltado para o seu umbigo (literalmente). Só não precisa ficar uma chupeta de baleia, nem descabelada...cuidados são essenciais! Hoje em dia existem muitos produtos voltados para gestantes, observem que todos MUITO caros...aí você pergunta: é realmente necessário...?
Direi que nem sempre! Se você não tem esse dinheiro todo, dá um jeitinho...se hidrate bastante com um bom hidratante comum, faça caminhadas numa rua próxima à sua casa (segura, por favor), sem essa de iogurte para gestantes...besteira! Tome sua coalhada de costume, ou seu iogurte preferido: dá no mesmo! Quando o assunto é noiva e gestante eles querem sugar o dinheiro da jugular.
Caminhadas são excelentes modos de drenagem linfática "natural", musculação pode? Pode também! Claro que com bom senso...não me vá fazer agachamento livre com 200 kgs...aí capaz de parir o bebê lá mesmo, igual índia na beira do rio. O ideal é manter hidroginástica e caminhadas no primeiro trimestre (até umas 13 semanas), após isso pode ir para a maromba. Pilates também é sensacional...inclusive para fortalecer o assoalho pélvico e abdomem, que é imprescindível no parto, normal ou cesárea, inclusive na recuperação. Faz toda a diferença! Ficar mais cansada é normal, seu corpo está com mais sangue circulando e mais metabólitos, o coração trabalha arduamente, bem como os pulmões.
O humor muda? Siiiim...para pior em geral, especialmente as barrigudinhas que levaram aquele susto ao descobrir que estava gerando um bebê. Porém, isso muda muito dependendo da pessoa que está gestante, o humor basal e personalidade influenciam!
O quadril aumentando, o pé torcendo, a lomba doendo...as articulações da grávida ficam mais frouxas, vamos dizer assim, por isso cuidado com o calçado! Isso é a embebição gravídica. Depois melhora!
Celulites podem aumentar, mas não é regra...a quantidade de hormônio que está circulando é imensa, aceite! Os mamilos ficam mais escurinho, manchas podem surgir, uma linha escura na barriga, a linha nigra aparece, principalmente nas mais morenas, hormônio também, influência do hormônio que ajuda na produção de melanina. Não necessitam de tratamento durante a gravidez.
Unhas e cabelos tendem a ficarem mais fracos, portanto: vitamine-se!
Cuidado com estrias, elas podem surgir, em geral após as 24 semanas...o poder genético+ganho de peso excessivo+pouca hidratação (creme hidratante e água goela abaixo) causam as estrias, que uma vez surgidas, um abraço: ficam! Inicialmente são violáceas, avermelhadas...depois ficam brancas, nacaradas.
Mas cada caso, é um caso...têm mulheres que nada têm...outras passam opr verdadeiros corredores poloneses. Se você não foi tão afortunada assim, terá que fazer mais esforço que as outras, paciência...ser mãe não é padecer no paraíso? Rs...
Beijos progesterônicos!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Filhos: única função do útero?

Não consigo entender que obrigação é essa de ser mãe! Gerar prole não é a única função feminina, muito menos único fruto do sexo (livrai-me Senhor).
Se seu sonho é ser mãe, pois bem...mas não é um sonho meu, e quero que respeitem...assim como tento respeitar quem não quer se cuidar, perder o excesso de peso, tratar bem os animais, evitar pegar tanta sacolinha plástica, jogar papel de Trident na rua e etc...
Tem muita mulher que reclama bastante que a "fulana" maledeta do serviço ou vizinha (um cláááássico) que pergunta:
-Ahh...casou né? E quando vem o bebê???
Pô diaba, vai cuidar da cabeleira!!!
E se a pessoa, de fato tem esse sonho encantado de procriar...aí sim que demora pra engravidar...o psicológico como dizem não ajuda...O nosso psiquismo controla muitas funções orgânicas, a ovulação/menstruação não é diferente: o hipotálamo é o máximo governante (eu diria até que é o tirano ou ditador).

Tentar relaxar um pouco é algo a se pensar. Sei que é difícil controlar os pensamentos, mas enquanto você fica se preocupando em se flagelar com esse tipo de idéia, de cobrança, arranca a cutícula, raspa os dentes no asfalto...sabe o que vai acontecer? Ficar feito aquelas doidas com idéias mirabolantes...o próximo passo é evitar encontros sociais, amamentar bichos de pelúcia, cantar "Mamãe eu quero"...

Agora...se você não os deseja, não se sinta envergonhada, você é outras coisas imensamente importantes e você também é insubstituível. É uma cobrança chata, inconveniente e desnecessária, vinda geralmente de pessoas que não são no seu convívio diário. Se seu útero nunca carregar uma gestação: ótimo também! Isso vale para aquelas ou aqueles que não podem, por inúmeros entraves. Têm outras lindas formas de dar amor, muitas vezes mais sincero e também nobre: adoção de crianças, de animaizinhos, levar sua avó, ou sua mãe para almoçar aos domingos, ...

E não se esqueça: as pessoas que têm que se adaptar a essa sua idéia...e não o contrário.

Beijos a todos!