Mãe - Feminino de amor

Mãe - Feminino de amor
Mater

terça-feira, 8 de junho de 2010

Dor mamária: essa se faz presente.


Boa noite!
Hoje vou abordar o seguinte tema: mamas!

O que é, o que é: uma dorzinha (ou dorzona...), que surge próximo à menstruação, que parece fisgada ou inflamação e que faz você ter uma sensibilidade aumentada?
Acertou que disse MASTALGIA CÍCLICA.
Mas...por quê?
Para variar é devido à ação hormonal maluca que passamos o tempo todo. É um sintoma e não uma doença, que isso fique claro! O fato de não se conhecer bem a causa das dores, na qual interagem fatores hormonais (prolactina, estrogênios, progesterona...), alimentares, metabólicos e emocionais, tem gerado indefinição quanto ao tipo de tratamento.
Deve-se individualizar cada caso, se é ou não uma dor incapacitante, se trata-se de uma mulher jovem ou não, se tem saída de leite ou outro secreção pelo mamilo, se há cistos mamários ao ultrassom...o importante para você que está lendo esse texto é ficar tranquila, pois não é e não vira câncer, uma vez que não se trata de uma doença...aliás, câncer de mama é infinitamente mais comum em mulheres mais velhas com história familiar de câncer de mama/ovários, com alimentação gordurosa, fumantes...e pior: câncer de mama geralmente não dá dor, dói quando já está num estágio mais avançado.


O tratamento vai desde mudança de hábitos de vida: menos gordura e excesso de açúcar na alimentação, atividade física (melhora dores no geral, TPM, cólicas...menos hérnias de disco hein!!! Rs...), uso de algumas vitaminas com tratamento prolongado também podem melhorar, embora algumas mulheres mantém a queixa, algumas usam pílulas e melhoram outras pioram...vai saber! Vale tentar e ver se você é uma sortuda que se adapta ou não.

Beijos!

2 comentários:

  1. Muito bom o conteudo e suas materias. Parabens
    Marcelo
    cirurgiao plastico
    www.drmarceloono.com.br

    ResponderExcluir
  2. obrigada marcelo! fico grata pelo elogio!
    bjs!

    ResponderExcluir