Mãe - Feminino de amor

Mãe - Feminino de amor
Mater

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Papanicolau, e seus mistérios...


Toda vez que dou um resultado de papanicolau (para muitas, colpocitologia oncótica para mim...), vejo no semblante um certo pavorzinho do tal "Classe II", até parece que estou dando um diagnóstico terrível de um câncer generalizado...ERRADO! Classes I e II são NORMAIS, entendem?
Na sua querida vagina é normal a presença dos nobres LACTOBACILLUS VAGINALIS (flora vaginal...por isso da dica anterior sobre tomar iogurtes, coalhadas, leite fermentado...), muco, reação inflamatória (presença de neutrófilos), células superficiais e algumas intermediárias...isso faz parte de um resultado completamente normal!!! Ou seja, classe II é isso, ok? Não se descabelem por um resultado II, afinal se você é mulher, jovem, tem vida sexual...vai se deparar muito mais com um Classe II do que o I. Não precisa passar pomada, creme, nem fazer ducha vaginal (por favor, não faça isso com sua pobre genitália)...muito menos tomar antiinflamatório, aí sim...vai danar-se tudo de vez...seu estômago vai ficar uma beleza!

Outra coisa, metaplasia epidermóide endocervical é uma alteração benigna reparadora celular, apertando a tecla SAP: as células precisam ser reparadas o tempo todo, seja por agressões (relação sexual principalmente), as células acabam sentindo a necessidade de se "fortalecerem" perante aquela agressão diária, uma vez que a mucosa vaginal não tem a proteção natural que temos na nossa pele, queratina. Então, a célula se modifica, sem que isso seja uma condição pré-neoplásica, ou seja: NÃO VIRA CÂNCER!
Acho que expliquei mais ou menos né?

Classe III (ASGUS/ASCUS), essas sim precisam de investigação mais aprofundada, podendo ser simplesmente uma reação a cervicites crônicas, ou mesmo lesões pré-neoplásicas...perante a extremos de diagnóstico, faz-se geralmente a colposcopia(exame semelhante ao papanicolau, porém usa-se um colposcópio (tem lente de aumento e fonte luminosa) e cora o colo uterino com uma solução de ácido acético e iodo. Se necessário, colhe material para biópsia. Tem quem prefira aguardar 3 meses e colher novamente papanicolau após tratar com certas pomadas vaginais. E aí sim, se alterado indicar colposcopia.

Beijos meninas (os)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário