Mãe - Feminino de amor

Mãe - Feminino de amor
Mater

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Corrimento, tenho desde sempre...

Bem...já é noite! Estou bem cansada do plantão de ontem e do dia de trabalho de hoje, mas fiquei pensando no cometa enquanto estava rumo a São Paulo: Corrimento...sim corrimento! A queixa mais comum o dia-a-dia do ginecologista.
Outra encrenca que a maioria das mulheres consideram um tormento e que muitas vezes está presente de forma fisiológica na vagina.
Vamos lá.
Desconfie de corrimentos que vêm acompanhados de : ardência vulvar, coceira, cheiro de peixe podre (acredite...é assim mesmo), ou muito ruim como pus. Muitas vezes esses sintomas pioram após relação sexual, ou em períodos próximos à menstruação.
Já é possível que você esteja apenas com um conteúdo vaginal pouco mais aumentado...simplesmente. Nem sempre se trata de corrimento "doença", ou seja, nem sempre exige tratamento.
Hã? Como assim...?
A vagina é um local naturalmente úmido, repleto de bons soldados chamados lactobacilos (leite fermentado, iogurtes...) que fazem proteção natural da vagina e mantém a vagina com um ph ácido e que junto ao muco do colo uterino, células descamadas das paredes vaginais, secreção de glândulas vaginais compõem o tal conteúdo vaginal. Essas coisas todas conferem a esse fluido uma característica leitosa ou um pouco acastanhada, podendo ficar amarelado também, odor que lembra leite ou iogurte, aumenta dependendo do estresse, ciclo menstrual, excitação sexual, alguns alimentos, calor...etc.
Você não é suja por isso, pense como um acontecimento normal do seu corpo, uai... como a saliva na boca, que ora abundante ora mais seca.
E se você acha que se lavando o tempo todo melhora: doce ilusão...pois saiba que piora. Pois você estará massacrando a sua proteção natural do ambiente vaginal (lembram-se dos lactobacilos?? (verdadeiros soldados).
Pode melhorar se você não usar roupas muito apertadas e por tempo prolongado, evitar usas absorventes com cheiro e coloridos bem como papel higiênico com essas características, usar sabonetes íntimos (alguns tá!?), evitar laxantes e uso abusivo de antibióticos, ingerir iogurtes também é muito bom, além de ser uma diliça!
Vamos agora para o outro lado a história...
Vulvovaginites e vaginoses são mais frequentes em quem usa esteróides, muito absorvente íntimo, diabéticas, relação anal seguida de vaginal sem proteção adequada, DIU mal indicado também, biquinis úmidos por muito tempo...etc.

Enfim, temos corrimentos que merecem atenção e tratamento outros são perfeitamente naturais. Basta observar e dar o devido valor quando necessário, se não é o caso...relaxa pois quando você entrar na menopausa (ahh...a menopausa...) vai sentir saudades do tempo que você tinha a vagina mais úmida...

Um grande beijo! E boa noite!!!

Um comentário:

  1. Olá, boa noite. Não entendi qual seria o benefício da ingestão de iogurte, pois não há passagem de lactobacilos do trato gastrointestinal para a mucosa vaginal, correto?

    ResponderExcluir