Mãe - Feminino de amor

Mãe - Feminino de amor
Mater

sábado, 24 de abril de 2010

Ó dúvida cruel...

MAMÃE

Gestação não é doença! É um estado fisiológico em que a mulher, ao longo dos seus 9 meses, sentirá muitas mudanças físicas e emocionais. Você vai se sentir enjoada por vezes, especialmente pela manhã do início da gestação. Melhora aproximadamente na décima quarta semana. Talvez os alimentos mudem um pouco ao seu paladar e a saliva fica mais abundante também.

Aumento da vontade de fazer xixi, piora das azias e das evacuações fazem parte também dessa sua nova fase! Sabe o que vai te fazer sentir melhor? Aumentar a ingesta de verduras, legumes e água; fracionar sua alimentação em 5 a 6 vezes ao dia ao invés de 3 (isso não significa empanturrar-se de comida: não esqueça ganho excessivo de peso vai te prejudicar durante e depois da gestação, assim como desenvolvimento de algumas doenças que necessitarão um controle muito mais rigoroso...); evitar ingesta de líquidos em grande quantidade durante as refeições e principalmente evitar deitar-se logo em seguida, o ideal é aguardar 1 hora para dar a sua descansada.

Nada de ficar muito parada! Nem sentada, nem deitada nem em pé!!! A circulação da grávida fica como um todo prejudicada o que aumentam riscos de varizes, tromboses, hemorróidas, dores nos quadris, pernas e em baixo ventre também. Caminhada e hidroginástica (ou natação) são as melhores opções para a mamãe que deseja manter a forma com saúde ou manter a saúde com boa forma.

Álcool, cigarro, drogas...são clássicos inimigos da gestante e do bebê. Isso não mudou nem mudará! Portanto, mamãe que bebe, mesmo que socialmente: pare! Drogas então...nem vamos comentar! Às mamães que fumam, o ideal é parar por completo! Se não consegue de forma alguma, o melhor é reduzir a um máximo de 4 a 5 cigarros ao dia. Vale a pena, serão muitos menos problemas pela frente, acredite!Saia, dance, divirta-se, tome sol adequadamente...afinal como já discutimos antes a gestante não é uma doente! Cuidado apenas, especialmente no final da gestação, com as “barrigadas” (lugares muito cheios, andar de moto nem pensar, pular feito uma cabritinha, exercícios físicos muito pesados...).

Os incômodos e cólicas devem aumentar com o findar da gravidez. O útero aumenta muito de volume e o seu bebezinho também, isso por às vezes dói! Nessa fase, deite-se do lado esquerdo (melhora o fluxo sanguíneo placentário e seu bebê agradece além de melhorar o desconforto para respirar). Os movimentos do bebê iniciam aproximadamente na décima sexta a décima oitava semana (quase 5 meses de gestação), quando chegarem no 7 ou 8 meses ele vai estar dando verdadeiras cotoveladas e chutes dentro de você.

A bolsa deve romper, mais comumente, por volta dos 7-8 centímetros de dilatação...ou seja, depois de instalado o trabalho de parto. E se romper ante?? Vá ao hospital pois é necessária a internação! Dor incômoda mas não de 5/5 minutos, perda de muco (tipo catarro grosso) e barriga baixa não são sinais de trabalho de parto...mas que ele está próximo...ahh...isso está! Bebê que não se mexe, sangramento vaginal em quantidade moderada, perda de líquido que escorre pelas pernas, dor em cólica forte de 5/5 minutos...vá ao hospital e leve um docinho para o obstetra...pois vai nascer o seu bebê...Ah, e calma...se você é mãe de primeira vai a dica: o trabalho de parto dá trabalho mesmo...pode durar até 12-14 horas! Não é como a novela...a mulher perde líquido e atrás já vem o bebê feliz e radiante...sem dor, sem cortinho...na novela é tudo muito lindo...e IRREAL!

Se chegar a 40 semanas...legal, são os 9 meses...dá para ir até 41 semanas, com mais vigilância, com mais observação por parte da mãe e do obstetra. Não passou dos nove meses! Não passou do tempo tá?

Meninas, bom final de semana!

4 comentários:

  1. Adorei sua matéria!!muito esclarecedora.....parabéns pelo conteúdo!!!
    Bjoss
    Paty guergik

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cah...
    Continue assim, estamos esperando a próxima matéria

    ResponderExcluir
  3. acabei de postar sobre pílula!!!!! a nossa queridinha.

    ResponderExcluir
  4. Sei que não está falando disso na matéria, mas no ultrassom da minha prima, apareceu, sindrome de brida. o que é isso? é perigoso?

    ResponderExcluir