Mãe - Feminino de amor

Mãe - Feminino de amor
Mater

sábado, 15 de maio de 2010

Nódulo de mama? Mas afinal...é câncer??


Nem tudo que reluz é ouro...aliás, quase nada que reluz é ouro. O mesmo vale para os nódulos de mama.
Em geral se trata do fibroadenoma, o tumor benigno da mama, mais frequente, e costuma aparecer em mulheres jovens, entre os 15 e os 30 anos. Evolui de forma variável; pode crescer, estabilizar ou diminuir.
Ele é firme, meio elástico, móvel, podendo ser pequeninos ou grandes a ponto de destacar na mama, especialmente nas pequenas. Pode ser doloroso, em geral no período perimenstrual.
Para melhor esclarecimento, o ideal é submeter a paciente a ultrassonografia, quando se trata de jovens e mamografia nas mulheres mais velhas que têm as mamas lipossubstituidas (gordura>glândula mamária). Dependendo do caso, quando antecedentes familiares de câncer de mama (mãe, irmã e parentes próximas que tiveram câncer de mama com menos de 45 anos principalmente), ou se tem aspecto irregular... é prudente realizar também uma punção por agulha para avaliar se há ou não a presença de atipias (alterações celulares que nos fazem torcer o nariz...). Mas, o fibroadenoma por si só, não é fator de risco para câncer de mama...portanto, sem neuras tá?! Tá incomodando? Cresceu?Tira o bichinho daí!
Dá também apenas para fazer seguimento anual com ultrassonografia, que normalmente vai mostrar que o nódulo ou os nódulos mantém-se praticamente inalterados.

...e assim, viva feliz com suas mamas firmes com ou sem nódulos!

2 comentários:

  1. No caso da mulher que deseja colocar silicone, é necessário a retirada desse nódulo ou dá pra colocar a protese sem retirar ele?

    ResponderExcluir
  2. Estou co. Um Nódulo de 20 sentimentros

    ResponderExcluir