Mãe - Feminino de amor

Mãe - Feminino de amor
Mater

terça-feira, 4 de maio de 2010

Vamos falar de PÍLULA?

Você já deve ter usado ou conhecido inúmeras mulheres que tomam ou tomaram pílula...pois é! Ela é a "queridinha" da maioria (mas têm aquelas que preferem coito interrompido...aff).
Se você é daquelas bem conscientes mesmo, usam a pílula mais o preservativo.

Mas, falemos apenas da pílula por hora...

A maioria são compostas de um estrogênio (sempre etinilestradiol) e um progestágeno (desogestrel, gestodeno, levonorgestrel...). Quanto a quantidade de estrogênio têm as de muito baixa dosagem (15mcg) , baixa dosagem (20-30 mcg), média dosagem (35 mcg) e alta dosagem (em desuso absoluto! E desnecessário). Mas nem todas vão se favorecer com as de muito baixa dosagem. Isso porque elas, apesar de bem baixa dosagem de estrogênio, podem dar efeitos colaterais como escapes ou spots, são sangramentos intermenstruais, que diminuem se você tomar a pilula o mais corretamente possível. Ela é melhor indicada naquelas mulheres com efeitos colaterais "floridos" como dores de cabeça, grande inchaço, dor mamária...mas lembre-se: não é milagre! Ela pode reduzir esses efeitos indesejáveis,mas não deixará de estaro ingerindo um estrogênio...o que quero dizer é que pode ser que você não se adapte a ela também. Mas, pensamento positivo e tente tomar certinho!

Outra dica, procure tomá-la a noite, de preferência próximo a alguma alimentação.

O desejo sexual pode ser influenciado de forma positiva ou negativa. Muitas, por se sentirem mais livres para ter relações sexuais acham que ficam com mais "fogo", outras não...hormonalmente sentem-se com menor libido...vai entender!? Nós não somos máquinas mesmo...cada uma responde de uma forma.

Saindo do campo estrogênico, tem o outro componente da pílula: o progestágeno.

São algumas opções, cada uma com uma finalidade. A ciproterona (famosinha...) é usada MUITO para tratar pele (diminui oleosidade, pêlos, acne...), tem uma forte ação antandrogênica, ou seja, vão contra os hormônios masculinos e transformam um kiwi em pêssego...rs...calma lá, nem tanto!
O gestodeno, muitíssimo comum, tem benefícios também, observa-se menos inchaço, menor oscilação de peso e náuseas. O desogestrel também tem ação antiandrogênica, trata a pele muito bem e apresenta mais chances de manter o peso da paciente do que a ciproterona. O levonorgestrel é uma boa quando a paciente sente diminuição drástica do desejo sexual,uma vez que esse progestágeno tem ação androgênica, assim sendo, podem também aumentar pêlos, aumentar acne e a oleosidade da pele. Drospirenona está na "crista da onda" (haha...essa é palavreado de idoso...) e promete diminuir o inchaço, a TPM... temos outros progestágenos também, mas os mais comuns foram citados acima.

Verdade seja dita: as pílulas em geral trazem benefícios! Diminuem sintomas da TPM, diminuem o fluxo menstrual, cólicas idem...quando bem indicadas, na dose certa...

Muitas vezes você não se adapta de primeira (de segunda...de terceira...) mas em geral, você acaba se encaixando com alguma.

Dicas, dicas...:

-Não tome a mesma que a da vizinha;
-Não passe de 10-12 horas de tomada entre uma pílula e outra;
-Esqueceu? Puxa vida não? Use preservativo por 1 semana...pelo menos. Se vomitou ou teve diarréia dentro das 2 primeiras horas de tomada do comprimido, também...
-Se você nunca se lembra: Procure um gineco e você deverá usar outro método!
-Cuidado com mitos que o "povo" fala para você: tem que dar pausa a cada 6 meses (nãoé verdade! Ao contrário, melhor manter o uso, menor chance de engravidar, protege contra câncer de ovário, menos risco de tromboses...);
-Tomar pílula definitivamente NÃO diminui chances de engravidar depois de parar a pílula...independente do tempo que você tomou. Se você está demorando muito (mais de 2 anos), provavelmente você ou seu parceiro já deveriam ter dificuldades para engravidar.
-A primeira cartela que você tomar (VÁLIDA PARA AS PÍLULAS COM 21 COMPRIMIDOS): primeira pilula no primeiro dia da menstruação, segue os dias da semana por 21 dias (21 comprimidos). Após isso, dar uma pausa de 7 dias (onde você irá menstruar, pode ser em qualquer dia da pausa!!!) e iniciar nova cartela no oitavo dia da pausa, independente de ter ou não acabado sua menstruação. A partir disso, segue o ciclo (toma 21, pára 7 e volta no oitavo dia, e assim por diante...). Se são 24 comprimidos, irá tomar 24 dias, pára 4 e volta no quinto (tudo para simular um ciclo menstrual de 28 dias). Têm também a pílula contínua, que geralmente diminui ainda mais o fluxo menstrual...show de bola!
Hmm....será que falei de tudo o que eu queria? Se dúvidas, perguntem meninas (os)...

5 comentários:

  1. Cá,

    Muito legal o post!
    Qual sua opinião sobre a pílula contínua?

    Beijos.

    Juliana

    ResponderExcluir
  2. então ju, tem alguns tipos delas...só de progestágeno (geralmente desogestrel) e combinada, por exemplo mercilon conti...tanto uma quanto outra acho ótimas...diminuem fluxo menstrual e sintomas da tpm em geral!
    aprovo sim!!!
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila!
    Então, estou tamando um pílula que você me indicou no consultório a Minian só que eu estou já a 10 dias menstruando. Parece que aumento, sabe quando ta no finalzinho? então está assim a uns 4 dias ja... é efeito da pílula?
    bjos

    ResponderExcluir
  4. oi carol.
    mantenha o uso, observe se mantém o sangramento, se na segunda cartela continuar sangrando, marque uma consulta, pois talvez precisemos aumentar um poucquinho a dose, nste caso ela está "fraca" para vc.
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Estou tendo muitas espinhas então resolvi a voltar tomar anticoncepcional comprei o cerazete ele é bom pra diminuir a acne?

    ResponderExcluir